top of page
img composição site_mundo novo_1920x1080_menino sinal ok_72ppi_edited.jpg

PEDAGOGIA

CONSTRUINDO VALORES

O que é a Pedagogia
Construindo Valores?

logobranca2 (1).png

Construindo valores e transformando vidas

A Pedagogia Construindo Valores é uma metodologia de ensino desenvolvida pelo grupo de educadores e gestores do Instituto Mundo Novo, a partir de duas décadas de estudos, práticas e observação dos projetos realizados pela organização social. Ela surge para causar uma mudança sistêmica no processo de transformação social de famílias, crianças e jovens que vivem em situação de vulnerabilidade socioeconômica no bairro da Chatuba, em Mesquita, e adjacências.

 

Quando uma família procura o Instituto, geralmente ela busca o assistencialismo para alimentar os filhos e receber cuidados básicos. Mudar uma realidade de miséria, sofrimento, tristezas e traumas, mostrar que é possível se tornar o protagonista da própria história, rompendo com um ciclo que muitas vezes atravessa gerações - esses são os reais desafios da Pedagogia Mundo Novo. 

 

Ela foi criada a partir das experiências e vivências no território que a instituição está inserida, o bairro da Chatuba em Mesquita. O bairro é extremamente carente de investimentos em todas as esferas e caracteriza-se por ser uma das localidades mais pobres da Baixada Fluminense. As crianças costumam passar tempo nas ruas, as casas não possuem saneamento básico, nem água encanada, e muitos responsáveis imploram por vagas na instituição para que os seus filhos possam ter acesso aos benefícios que os projetos do Instituto Mundo Novo oferecem.

 

Buscando mitigar o sofrimento causado por essas condições, nosso grupo de educadores criou um modelo de intervenção inovador que atua diretamente com crianças e adolescentes, incluindo no processo sua família. O processo de transformação é baseado no ensino de valores, utilizado em um programa educacional e cultural. 

 

A partir da percepção de cada ser é único, a metodologia baseia-se na reflexão, ação e prática transformadora para facilitar e potencializar as habilidades individuais, sendo os alunos sujeitos de deveres e direitos, de relacionamentos e trocas, e, portanto, capazes de julgar, criticar, escolher, tomar decisões e respeitar todos os outros indivíduos, bem como o coletivo no qual está inserido.

 

Todos os projetos realizados pela instituição são conduzidos pelas bases da Pedagogia Construindo Valores. Hoje, somamos mais de 20 mil crianças e jovens já beneficiados diretamente por nosso programa de desenvolvimento humano. Alunos que com o suporte do projeto seguiram carreiras brilhantes, que tiveram suas vidas transformadas através da educação e cultura, rompendo um ciclo e levando novas perspectivas para si e suas famílias. 


 

Principais objetivos  

  • Garantir o direito de crianças e adolescentes;

  • Evitar que crianças e jovens se envolvam com as drogas e o aliciamento ao tráfico;

  • Oferecer educação e cultura de qualidade;

  • Transformar vidas através da educação; e

  • Usar a arte como veículo de transformação social. 


 

A metodologia na prática

A Pedagogia Construindo Valores contribui para o desenvolvimento integral das crianças e

adolescentes seguindo os quatro pilares da educação:

  • Aprender a Conhecer; 

  • Aprender a Fazer; 

  • Aprender a Conviver; e 

  • Aprender a Ser. 


 

Ela beneficia crianças e adolescentes através de um programa de educação e cultura de acordo 

com a faixa-etária, considerando:

  • Educação Infantil para crianças de 2 a 6 anos; e 

  • Complementação escolar para crianças de 4 a 17 anos matriculados na Rede Pública de Ensino.


 

Sua estrutura é segmentada por diversos temas que contribuem para o desenvolvimento das crianças e do adolescente, integrada ao ensino de valores. A cada mês a equipe pedagógica promove estratégias que abordem os temas transversais que permitem estimular o desenvolvimento social, afetivo e cognitivo, pois a construção dos valores se dá através do que é observado, absorvido e vivenciado. 

 

As crianças frequentam as atividades de segunda a sexta-feira, recebem aulas, alimentação e uma série de cuidados básicos. Suas famílias também são inseridas no processo de transformação. Na educação infantil as crianças têm acesso à educação pré-escolar (nível I, nível II e nível III). Já na complementação escolar as crianças têm acesso à atividades no contra turno escolar, onde recebem aulas de leitura, ballet, jazz, danças populares, música, teatro e

oficinas pedagógicas. 


 

Principais resultados qualitativos

  • Mudança de comportamento, tornando cidadãos capazes de transformar a sua realidade;

  • Engajamento das famílias e resultados de transformação; 

  • Amadurecimentos dos pais e responsáveis, através do trabalho de fortalecimento de vínculo; 

  • Aumento da compreensão sobre o amor, a solidariedade e o respeito ao próximo; 

  • Transformação das famílias a partir de um nova visão de mundo; 

  • Conhecimento e aprendizagem sobre a diversidade;

  • Proposição de novas carreiras a partir das experiências vivenciadas com a metodologia;

  • Mudança social significativa na vida dos jovens atendidos e suas famílias; 

  • Maior índice de aprendizagem escola; 

  • Diminuição da evasão escolar de adolescentes no Ensino Fundamental e Médio; 

  • Melhora no desenvolvimento cognitivo de crianças com problemas de aprendizado; 

  • Participação e envolvimento da comunidade como um todo;

  • intervenção locais para o desenvolvimento da comunidade;

  • Garantia de direitos básicos de centenas de criança; 

  • Crianças e adolescentes que passam pelo programa; e 

  • Ampliação de renda das famílias.

Impacto em números

20

anos de implementação

07

projetos realizados

1.500

crianças atendidas

na Educação Infantil

9.000

adolescentes atendidos na complementação escolar

10.400

famílias beneficiadas

com o programa pedagógico

52

professores capacitados para Pedagogia

Barra de logos Arte com Visão FIA.png

Parceiros do projeto

bottom of page